sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

49- DORMIR PARA APRENDER – Técnica de memorização

O Sono e a Memória
- A ciência enfatiza que o sono é essencial à consolidação da memória e ao desempenho intelectual.
- Ele define até quais são os horários do dia mais favoráveis ao aprendizado.

- Uma pesquisa recente desvendou o processo de armazenamento de novos conhecimentos relativo à atividade intelectual durante o sono.
-Além do aprendizado, também a memória motora e a espacial se consolidam à noite, cada qual numa fase do sono.

- Fases 1 e 2 do sono - Memória Armazenada: Motora.
- Nas duas fases mais leves do sono, o cérebro se encarrega de guardar informações relacionadas a atividades como tocar um instrumento musical ou praticar um esporte

- Fases 3 e 4 do sono - Memória Armazenada: Espacial.
- Sem ela, responsável pelo senso de direção, não seria possível ir de casa para o trabalho sem a ajuda de um mapa.

- Fases REM - Memória Armazenada: Intelectual.
- A fase do sono na qual ocorrem os sonhos é fundamental à permanência no cérebro de novas informações relativas à atividade intelectual, como o que se aprende em sala de aula.

- Só agora a medicina está explicando que a qualidade do sono afeta diretamente as funções intelectuais e artísticas de modo decisivo, regulando as forças mentais durante o período ativo do dia e armazenando o conhecimento e as experiências valiosas da pessoa enquanto ela dorme.

- O efeito do sono, ou da falta dele, sobre a disposição física e mental das pessoas é conhecido desde tempos imemoriais.
- A medicina está conseguindo agora, em primeiro lugar, explicar a origem físico-química desse efeito.

- Mas, principalmente, as pesquisas atuais ajudam a estabelecer um cronograma das horas do dia nas quais a pessoa estará mais apta a aprender.

- Esse cronograma, claro, depende de como a noite anterior foi aproveitada. Em segundo lugar, está ficando cada vez mais nítido o processo pelo qual o cérebro humano seleciona e armazena os milhares de informações adquiridas durante o dia. 
- Isso se dá durante o sono.

- Cada etapa do sono é usada pelo cérebro para estocar determinado tipo de informação. As musicais são gravadas logo nos primeiros minutos.

- Aquelas ligadas ao pensamento lógico e matemático são registradas durante as etapas finais dos ciclos do sono, marcadas pela movimentação veloz dos olhos sob as pálpebras e permeadas de sonhos.
- Essa é a chamada fase REM, a sigla em inglês para "rapíd eye movement." (movimento rápido do olho)

- A acetilcolina é a substância responsável pela retenção das informações no hípocampo, uma região do cérebro onde os dados são armazenados temporariamente e de onde podem evaporar se não forem coletados a tempo para se tomar memória de longo prazo em outra área, o neocórtex.

- Uma nova leva de pesquisas fez avançar ainda mais o entendimento desse processo ao medir os efeitos do repouso sobre o desempenho das pessoas, submetendo-as em diversas fases do dia a testes intelectuais.

- Elas são unânimes em mostrar os danos à memória provocados por uma noite mal dormida e como tudo melhora depois de um bom período de descanso.

- A relação entre sono e memória é de uma clareza geométrica, as informações absorvidas quando a pessoa está sob algum tipo de emoção forte são justamente aquelas aptas a conquistar, durante a noite, um lugar definitivo no cérebro.

- Por essa razão, as pessoas tendem a se lembrar em profusão de detalhes dos mais lindos momentos da vida, mas também dos mais desagradáveis.

- A emoção é a chave de entrada das informações no neocórtex.
- Quando em excesso, a emoção pode ter efeito diametralmente oposto.

- Razão pela qual as pessoas não se recordam de instantes finais de acidentes ou mesmo reprimem inconscientemente as lembranças de fatos aterrorizantes, como, por exemplo, testemunhar o assassinato da mãe pelo pai.

- O processo de esquecimento durante o sono é tão vital quanto o do armazenamento das informações.
- Sem ele, o cérebro entraria em colapso.

- Com o ocaso da antiga teoria surge uma nova, a da "inatividade" noturna como vital para o armazenamento das informações acumuladas no decorrer do dia.
Isso permitiria, mais tarde, distinguir as cinco etapas do sono.


DURMA   e   APRENDA ou ESQUEÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário