terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

28- CRIANÇA PODE MEDITAR?





NUNCA “FORCE”  UMA CRIANÇA MEDITAR

- Estava meditando antes de uma consulta, quando fui interrompida por uma zoada na recepção.
- Fui até o local e me deparei com uma cena bastante familiar, crianças.

- Sorri e perguntei se poderia ajudar, foi quando a mãe me olhou desolada e perguntou; “você pode coloca-los para dormir? Meditar quem sabe”.
- Ainda sorrido, tive um flash back, já tinha buscado esta tentativa de solução anos atrás.

O que os especialistas tinham a dizer sobre isto:

- O consenso foi que, depende da idade. Crianças novas com menos de 12 anos, não conseguem atingir o estado de atenção plena para dentro de si mesma ou em algum objeto o que é necessário para a pratica meditativa.

- Elas têm dificuldades naturais de concentração, pois estão em uma fase em que precisam conhecer o mundo por meio de contatos (táteis) e experiências visuais, por exemplo.

- Inibir isto forçando o bichinho a ficar parado com os olhos fechados, não é aconselhável.

- Meditar não é apenas sentar numa posição fixa. Os procedimentos necessários para a meditação que incluem concentração, esvaziamento da mente e processo contemplativo, são muito técnicos.

- Mas elas podem fazer exercícios mais simples para começar a entrar em contato com a meditação. (tipo de concentração).

- A opinião do Lama sobre o assunto é como sempre, simples; “É necessário maturidade para atingir os graus de abstração necessários para a meditação, mas se a criança é a reencarnação de um Lama, vem com esse conhecimento da outra vida”.

- Após os 12 anos, a maioria está apta a experimentar qualquer uma das diversas técnicas de Meditação existentes e seus benefícios – acalmar a mente, relaxar, ampliar a consciência geral, a lucidez e o sentimento de paz.

- Mas existe algo que os pais podem fazer que vai ajudar a criança; "a meditação não contemplativa.”


- DESCOBRI que, se “forçar” ela a “RESPIRAR DEVAGAR”, por intimidação carinhosa (insistindo incessantemente, como elas fazem com a gente), aparentemente o oxigênio atua como um calmante e a criança na maioria das vezes acabam dormindo.

- Acariciar a barriguinha dela gentilmente em movimentos circulares a faz dormir com certeza.  JURO!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário