quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

17 - O RELÓGIO PADRÃO



O Relógio-Padrão
Com base na observação da atividade cerebral, os cientistas já sabem que os melhores períodos do dia para a aquisição de novos conhecimentos são determinados, basicamente, em função da hora em que a pessoa acorda.

O sono ideal para o aprendizado vai das 22h às 6h.
Eis as razões: Quem dorme 8 horas (das 22h às 6h)

Das 6h às 8h: o período é desfavorável ao estudo. Os bilhões de neurônios inertes durante o sono precisam de pelo menos duas horas para voltar à ativa.

Das 8h às 12h: o corpo libera hormônios, como o cortisol e os da tireóíde, que estimulam a atividade dos neurônios. São quatro horas valiosas para a assimilação de informações.

Das 12h às 13h: hora do almoço. O corpo está voltado para a produção de um conjunto de hormônios que confere sensação de fome. A capacidade de concentração fica comprometida - evite estudar agora.

Das 13h às 14h: o processo de digestão consome cerca de uma hora e provoca ainda mais lentidão dos neurônios. Pesquisas revelam que uma sesta neste período potencializa a memória.

Das 14h às 18h: o corpo volta a liberar hormônios que melhoram a performance dos neurônios. É boa hora para a apreensão de novos conhecimentos.

Das 18h às 21h: bom momento para uma revisão da matéria. Novas pesquisas mostram que é justamente doze horas depois do despertar que os neurônios mais se dedicam ao processamento de informações assimiladas ao longo do dia.
Das 21h às 22h: o corpo produz a melatonína - o hormônio do sono - e o cérebro passa a funcionar em ritmo mais lento. O ideal é voltar a estudar no dia seguinte.

Quem dorme 5 horas (das 2h às 7h)

Das 7h às9h: Os neurônios ainda estão inertes.

Das 9h às 12h: O corpo libera os hormônios que incentivam a atividade dos neurônios durante três horas - e não como ocorre com as seguem o relógio-padrão.

Das 12h às 13h: Hora do almoço. A capacidade de concentração está comprometida.

Das 13h às 14h: Na digestão, os neurônios ficam lentos. Bom momento para uma sesta.

Das 14h às l8h: Os neurônios voltam à ativa. Será mais fácil assimilar conhecimentos.

Das 18h às 19h: Os neurônios desaceleram naturalmente depois da intensa atividade do período anterior. Não é o momento ideal para os estudos.

Das2lh às 2h: Com a produção dos hormônios do sono, o cérebro funciona em ritmo mais lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário