quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

16 - PONTEIROS TROCADOS



Ponteiros trocados
Especialistas esclarecem por que certos hábitos noturnos podem interferir no aprendizado em quatro situações.
1) Acordar ao meio-dia: as pesquisas mostram que o melhor sono é até as 8 horas, quando fatores como a temperatura mais baixa do corpo e a menor luminosidade contribuem para o descanso.
O desajuste nos ponteiros ainda encurta os períodos mais favoráveis do dia ao aprendizado.
2) Dormir menos de oito horas: não são todas as pessoas que precisam dormir oito horas seguidas, mas essa é a média de tempo que 90% delas levam para passar por cinco ciclos completos de sono.
 - o que é o ideal.
Depois da conclusão de cada ciclo, são dois os efeitos positivos ao aprendizado:
o descanso da mente e a consolidação da memória.
3) Trocar a noite pelo dia: o sono diurno não é tão benéfico quanto o noturno.
À noite, a produção de hormônios fundamentais à realização de funções vitais é mais intensa e os períodos de sono REM são mais longos. Como é justamente nessa fase do sono que ocorre o processo de consolidação da memória, é melhor dormir à noite.
4) Crianças que dormem pouco: elas precisam de mais tempo para armazenar na memória a vasta quantidade de informações assimiladas ao longo do dia e para produzir hormônios de crescimento.
Dos 5 aos 12 anos, portanto, deve-se dormir, em média, dez horas seguidas.

Para 90% das pessoas, o repouso ideal tem a duração de oito horas. É o tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono um padrão favorável tanto ao descanso como à memória.
Há quem alcance o mesmo efeito antes disso, mas é uma minoria.
Ainda segundo pesquisas, o melhor sono para o aprendizado se encerra por volta das 6 da manhã.
Por duas razões:
Primeiro, porque o corpo está biologicamente "programado" para o repouso até essa hora.
A temperatura do corpo está 1 a 3 graus mais baixa.
O segundo motivo: quem acorda mais cedo consegue aproveitar todos os picos de aprendizado. Quem sai da cama por volta das 8 da manhã tem o período favorável à atividade intelectual reduzido em 20%.
Há certo consenso sobre a impossibilidade de compensar mais tarde o tempo de atividade máxima perdido pela manhã. Por volta das 9 da noite, o corpo começa a liberar hormônios indutores do sono e os neurônios de novo se preparam para as funções noturnas.
"Estudo depois dessa hora é sempre menos produtivo".

Destroque os Ponteiros!

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